• Alexandre Luan Duarte Marques

Saiba o poder do marketing de viralização

A internet assim como o mundo estão cheios de surpresas, não é mesmo? E que tal falarmos sobre a maneira de como inúmeros influenciadores digitais conseguem fazer postagens incríveis e ainda fazer com que ela alcance inúmeras pessoas?


Isso é o que iremos aprender hoje nessa postagem: como fazer ótimas postagens e com que elas se tornem virais na internet.


Começaremos com o significado de um viral e no final da postagem iremos aprender o que é necessário para fazer uma postagem viral, portanto leia até o final.





O que é uma postagem viral?


Um viral é um conteúdo que é compartilhado em massa, um tipo de mídia que já alcançou milhares de pessoas de uma maneira rápida. Isso pode ser alcançado tanto de forma orgânica como através de tráfego pago.


Mas quando é possível reconhecer que uma postagem viralizou? Muito simples, quando uma postagem conseguiu um alcance orgânico fora do normal ou quando um anúncio pago obteve resultados anormais.


Se as segmentações da postagem foram neutras ou apenas em uma "linha direta", então é considerável falar que o conteúdo não viralizou.


Fora isso, a postagem geralmente é compartilhada em massa por algum motivo que foi criado na hora da visualização da mídia, o que cria um efeito "dominó" em boa parte dos casos.



Qual o motivo para o uso do marketing de viralização?



Existem inúmeros influenciadores digitais que decidem concentrar em criar conteúdos virais seriam para alcançar mais pessoas no mundo digital. Isso também pode ser usado para fazer anúncios físicos (banners, panfletos, etc.) e também comerciais.



Além de ser usado para alcançar mais pessoas, isso pode ser uma excelente estratégia para criar uma positiva ou sugestiva imagem da empresa (e se você não leu o meu artigo sobre Copywriting, clique aqui).



Porém essa estratégia é melhor implementada para alcançar mais pessoas, afim de crescer o número de seguidores ou até mesmo leads (clientes).



É necessário atenção ao criar um conteúdo viral?


Na hora de criar uma ideia é sempre bom planejar a forma de como o anúncio será publicado e o objetivo do mesmo. O cuidado é sempre necessário, não deve ser algo propositalmente provocativo, mas precisa chamar a atenção do seu público alvo.


Isso é adquirido tanto com experiência como com Networking, então saber o que certo ou errado na hora de fazer uma publicação assim pela primeira vez será apenas uma questão de análise.





A melhor maneira para fazer postagens virais


Ao criar um conteúdo online, seja para fazer anúncios, atrair mais seguidores ou até mesmo conseguir pessoas que lembrem de você, só será necessário três pontos na criação desse conteúdo: um ponto em comum, algo novo e emoção.


Isso mesmo, para fazer uma postagem viralizar, você precisa juntar esses três pontos na hora de criar algo nas redes sociais, ou em anúncios. Vamos simplificar:



O Ponto em Comum


Quando falamos sobre isso, precisamos pesquisar e analisar algo que as pessoas vão falar, consideravelmente em massa. Um exemplo de ponto em comum seria "família".


No momento que a postagem sugere envolver alguém próximo dessa pessoa, isso é mantido como forma de engajar a pessoa, fazendo com que ela abra ou visualize o conteúdo.


Isso não é usado, e sim estimulado, fazendo com que a pessoa consiga se motivar a postar e até mesmo compartilhar o que ela viu. Mas o primeiro passo só prendera a atenção da pessoa para o segundo passo.


A interação de clicar em "gostei", comentar ou até mesmo compartilhar para outras pessoas ou nas redes sociais só vira em questão no terceiro passo.


Outros pontos em comum:


- Comida (anúncio de refeições, alimentos ou de restaurantes)

- Animais de estimação (alimentos para os mesmos ou diversos anúncios)

- Família (bebês = alimentação, cuidados; saúde = medicação, bem-estar)

- Beleza estética/corporal (perfumes, roupas, estilo de vida)


Existem inúmeras empresas que usam diferentes maneiras (até mesmo combinada) para criar conteúdos virais.

"O Pai mostrando algo ao seu Filho", prendendo a atenção


Algo Novo


Agora que sabemos o que pode ser um ponto em comum, podemos ir para o próximo passo.


O que seria algo novo? Não necessariamente algo que o mundo nunca viu, pode ser algo que algumas pessoas nunca viram. Deve ser também algo que as pessoas vão se impressionarem.


Pense em um computador. Quando você quer passar um arquivo da internet para o seu computador, ele vai mandar uma mensagem, se você já tiver o arquivo no seu computador. Ele vai alertar que o arquivo já existe.


E quando você olha essa mensagem, a única coisa que vem na sua mente é de mandar o arquivo para a lixeira, pois você não precisa mais dele.


E é isso que você precisa entender nesse ponto, mesmo que você não possua ideias inéditas, você pode criar conteúdo que você não chegou a postar, e o mais importante, se for um assunto novo para você e algo que você quer compartilhar com as pessoas.


O importante é você manter em mente a seguinte frase: "Quem não é visto, não é lembrado". Ou seja, mesmo que você postar o que muitos já postaram, ainda sim é novo, pois é algo que as pessoas vão ver, que você aprendeu.


O que não seria novo seria algo que você já chegou a postar, ou algo que você já relatou em outros lugares de maneira diferente.





Antes de seguir em frente, não se esqueça de seguir nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube. Links embaixo no final da página). Haverá mais conteúdo relacionado a marketing digital, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal.


Se você fez isso (precisa de no máximo 2 minutos), podemos então seguir em frente.





Emoção


Depois de saber o que seria ponto em comum e em seguida o que é algo novo, agora chegamos no passo final. É importante colocar isso na hora de fazer uma postagem, para que a postagem possua mais engajamento.


Mais um ditado "Em uma postagem, existem três reações: sim, não e Uau. O mais importante a ser alcançado é o "Uau"". E o que há de melhor para alcançar a terceira reação? Através da emoção.


Isso é utilizado principalmente em VSL (Video Sales Letter. Em breve), quando a pessoa que está anunciando quer falar sobre algo antes de falar sobre um produto.


Além de VSL, isso também é usado em comerciais, banners e diversas outras mídias de anúncios. Qualquer anúncio tornou viral por causa de algum sentimento que a pessoa teve ao ver o anúncio, assim como no ponto em comum.


E a diferença é que enquanto no primeiro ponto nós procuramos por identidades ou objetos, que as pessoas costumam ver ou interagir no dia-a-dia, a emoção despertará a motivação na pessoa a fazer uma interação a mais no conteúdo.


Nesse passo é onde a pessoa avalia o conteúdo (clicando em "gostei" ou favoritos). Certamente ela também irá comentar no conteúdo ou pular esse passo para compartilhar com a família, amigos ou em algum grupo que ela segue ou até no próprio perfil.


Os maiores motivos que estimulam e motivam a pessoa a compartilhar o conteúdo nas redes sociais seriam:


- É algo informativo (cheio de informações, útil, para o aprendizado)

- Uma coisa engraçada (despertou humor, algo irônico, paródia)

- Foi algo chamativo (abrir um discurso, assunto sério, polêmico)

- Conteúdo interessante (a pessoa quer aprender mais sobre o assunto)

- Pode ajudar outras pessoas (solucionar um problema)


Fazendo o conteúdo usando esses três passos, você não só pode utilizar isso para atrair mais pessoas engajando as suas páginas ou perfis pessoais, mas você também pode usar esse conhecimento para promover algo nas redes sociais.


Isso serve tanto para promover alguma coisa ou alguém como também para crescer uma comunidade. Novamente, existem inúmeras empresas que utilizam esses três passos para criar anúncios chamativos. E isso também é utilizado na indústria cinematográfica.





E se quiser saber mais sobre como criar páginas de vendas com vídeo (VSL - Video Sales Letter), não se esqueça de seguir nossas redes sociais e comente o que mais você gostaria de ver em nossa página.


Esperamos que com essa informação você entenda melhor o conceito sobre marketing viral e conteúdo viral. Tenha uma boa semana!

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2020 Abrindo a Mente é um site criado por Alexandre Luan Duarte Marques. Todos os direitos reservados.